MENSAGEM DO PASTOR – CHAMADOS A IRRADIAR CRISTO ONDE NOS ENCONTRAMOS!

        Caros irmãos e amigos de nossa querida Paróquia de São Benedito, paz e bem a cada um no Senhor Jesus! Vivemos uma era moderna que nos oferece acesso fácil a bens e informações. Sabemos que é quase impossível passar um dia sem pesquisar na Internet. Buscamos respostas para curiosidades; descobrimos como fazer as coisas; temos acesso a mais informações sobre o que acontece no mundo do que nunca.

        Aparentemente, tudo o que queremos está disponível com o clique de um botão. Pesquisar e consumir se tornam habituais, e ainda assim nunca encontramos o suficiente para ficarmos verdadeiramente satisfeitos. Apesar de tanta coisa estar disponível, é muito aparente que vivemos em um mundo que está sofrendo. Algo está sempre faltando. Este mundo em que vivemos, que às vezes é lindo e capaz de despertar em nós a admiração pelo divino, também claramente não é o mundo como Deus pretendia que fosse. Os sintomas do pecado ondulam pela superfície de cada tempo e lugar, e seus efeitos são mais profundos, causando inquietação nas almas dos indivíduos e ansiedade e até mesmo turbulência em uma escala maior. Todo ser humano está buscando significado e realização neste mundo ferido pelo pecado.

        Essa realização, essa satisfação e felicidade perfeitas para as quais fomos criados, só são encontradas no relacionamento com Deus. O Catecismo da Igreja Católica nos lembra: “O desejo de Deus está escrito no coração humano, porque o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus nunca cessa de atrair o homem para si. Somente em Deus ele encontrará a verdade e a felicidade que nunca para de buscar” (CIC n.27).

        Assim, como discípulos do Divino Mestre somos convocados a ser sinal de luz e presença viva de Deus e de seu reino nos ambientes em que nos encontramos para fazer presente o coração amoroso de Deus pois como nos lembra o Papa Francisco na Encíclica “Dilexit nos” que nos recorda que o mundo parece ter perdido o coração. É urgente que cada um de nós possa irradiar este amor concreto em nossa vida ao que estão vivendo escravizados pela mentalidade e doutrina do mundo.

        Daí o convite para voltar ao coração. A importância de voltar ao coração de Deus para transformar o nosso coração. As respostas fáceis que o mundo nos oferece não preenchem aos anseios de nossa alma e do nosso espírito. Deus Pai nos ofereceu realização por meio de Seu Filho, Jesus Cristo. É Ele quem anseia por satisfazer nossa busca incansável. Somente Ele veio para que pudéssemos ter vida e vida em abundância (João 10,10). Essa abundância de vida não é o produto de possuir coisas, nem é uma ausência de dificuldades ou perdas durante o tempo que nos é dado nesta terra. Não, a abundância de vida que Jesus promete não é apenas uma boa vida de acordo com as medidas do mundo. A verdadeira vida, a plenitude da vid a, é aquela que irradia a paz e a alegria que vêm de um relacionamento com Jesus Cristo, o único que pode restaurar nossa humanidade mundana à perfeição divina que Deus planejou para ela no início.

        Somente no céu, unidos completamente a Deus, esperamos experimentar a perfeição dessa plenitude de vida. Mesmo assim, nesta vida terrena ainda podemos desfrutar de um antegosto dessa bondade suprema pela qual ansiamos. Quando fazemos isso, quando aceitamos o convite de Deus para permanecer Nele e assim possuir Sua alegria (João 15, 9-11), nos tornamos Suas testemunhas para o mundo. E assim irradiamos a luz de Cristo que nos envolve e nos torna testemunhas deste brilho novo que o espírito suscita em cada coração. Na medida em que cada um de nós se esforça para ser convertido ao Senhor Jesus, seremos fortalecidos como uma comunidade composta de discípulos que encontram, conhecem e seguem o Senhor que nos conduz ao desejo de que todos conheçam o amor do Pai revelado no Filho pelo poder do Divino Espírito.

        E neste ano de oração por ocasião do Jubileu, somos mais do que motivados e convocados a sermos pessoas de oração para que todos possam experimentar mais e mais o amor e a misericórdia de Deus e que assim possamos irradiar melhor a Jesus Cristo, sobretudo com os mais pobres e vulneráveis de nossa sociedade e comunidade. Deixemo-nos ser levados e conduzidos pelo Espírito Santo e que a Virgem Maria nos ajude a levar o seu filho a todos os locais e a todas as pessoas com as quais nos encontrarmos. Irradie Cristo!

Deus abençoe a todos com a sua paz!

Padre Carlos Marchesani, Pároco