ANO DO SENHOR DE 2024: VAMOS VIVER INTENSAMENTE EM SUA PRESENÇA

Padre Carlos Aparecido Marchesani, pároco

           Saudações a todos os irmãos, amigos e paroquianos, paz e bem no Senhor.

           Costumeiramente sempre ao iniciarmos o Ano Novo fazemos muitos votos e promessas de realizar coisas para modificar nossa vida, por exemplo: vou fazer ginástica, vou comer menos etc. Todas estas coisas são boas e merecem atenção a cada dia. Mas vejo que há algo bem maior que deveríamos almejar em nossa vida. Deveríamos viver intensamente cada dia na presença do Senhor, deixar sermos moldados às mãos do Senhor como o vaso nas mãos do oleiro (cf. Isaías 64,8).

           O saudoso papa São João Paulo II ao término de sua mensagem para o Dia Mundial da Paz no ano de 2004 assim declarou: ”Ao início de um novo ano, quero recordar às mulheres e aos homens de toda a língua, religião e cultura esta máxima antiga: “Omnia vincit amor” (o amor tudo vence). Sim, queridos irmãos e irmãs de todos os ângulos da terra, no fim o amor vencerá! Cada um se esforce por apressar esta vitória. No fundo, é por ela que anela o coração de todos.”

           E com essas sábias palavras desse grande papa da Igreja é que desejo motivar a todos à essa vida intensa no amor que gera o perdão e supera todas as vicissitudes das relações humanas, que pode nos conduzir a todos ao coração de Deus que quer ser revelado pelas atitudes dos discípulos de Jesus Cristo.

Assim, a meta que almejamos é dar espaço à ação do Divino Espírito Santo que quer transformar toda a nossa vida e história a partir do amor com que fomos amados, para podermos ser revestidos da graça de sermos transformados naquele que tudo pode, como nos recorda São Paulo: “Tudo posso naquele que me conforta.”  (Fl 4,13).

           Uma meta de vida que nos aproxime cada vez mais dos desígnios do Pai, que possa nortear nossa vida numa dinâmica nova que nos lance em uma realidade muito maior do que possamos nós imaginar.

           Somos chamados em virtude de nossa fé a superar a mentalidade do mundo presente e sermos conduzidos pela graça de Deus à uma realidade que nos ajude a superar as mazelas deste mundo e de suas falácias. Somos e podemos viver uma vida nova à medida em que permitirmos a Palavra, a Eucaristia e a vida de oração e a vida em comunidade nos ajudar a vencer a catequese do mundo. E assim viveremos cada dia deste novo ano que é do Senhor, um tempo forte marcado pelo encontro com o Senhor e com os irmãos, na lógica e dinâmica da Cruz que salva e santifica.

           Tudo se tornará vão e vazio, sem nexo em nossa vida, apenas coisas materiais e superficiais de projetos para uma nova vida se nos faltar a graça de Deus. Um tempo verdadeiramente novo porque educados na lei do amor, porque movidos pela virtude cristã da esperança e da fé que nos intensifica o desejo de Deus em nossos corações. Almejar um projeto que não caia no esquecimento e muito menos no vazio de nossa existência humana e breve.

           Desejo que este novo ciclo nos revigore e nos ajude a darmos novos passos em nossa vida. Que sejam eles desafiadores ao nosso costumeiro comodismo, que sejam eles motivadores para vencer em nós a mediocridade que buscamos facilmente pois não nos exige nada. Um ano que seja realmente do Senhor porque a cada dia será Ele que nos conduzirá em nossos passos na vida pessoal, familiar, profissional, social eclesial.

Tenhamos todos um feliz ano novo do Senhor. Com minhas bênçãos.