A Comunidade de Santa Terezinha do Menino Jesus teve início em 1986 através do trabalho de evangelização liderado pelas religiosas Franciscanas da Mãe Dolorosa, irmãs Ludivina e Margareth. O objetivo era o de formar uma comunidade na parte baixa do Parque Bela, abrangendo o loteamento do Tino, Jardim Santa Teresinha e Vila Flora.
Inicialmente as celebrações eram feitas sob a árvore de um terreno – na Rua Francisco Arruda Teixeira – posteriormente doado por José Garcia Salva, onde foi construída uma sala para recitação de terço e reuniões das pessoas da região.
Em 11 de setembro de 1989 os moradores do bairro já programavam a 1ª Festa de Santa Teresinha e a formação de um Conselho Provisório para a construção da Capela. Em março de 1990 o Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, pároco da época, apresentou a planta para a construção da Igreja.
A construção começou em 15 de julho de 1991. Em 07 de abril de 1998, embora ainda inacabada, os moradores do bairro já sentiam a necessidade de ampliar a Igreja. Em reunião realizada em 17 de julho do mês ano, era proposta a legalização dos imóveis da comunidade e em outubro era apresentada a nova planta.
A festa de Santa Teresinha do Menino Jesus é celebrada em 1º de outubro ou no domingo anterior.
Fatos, datas e curiosidades,
- Catequese Familiar: teve início em 09 de fevereiro de 1992.
- Catequese da Crisma: começou em 29 de fevereiro de 1992.
- Diretoria: tomou posse em janeiro de 1999. Os membros escolhidos: Pedro Maciel Romão (Moderador), Maria de Fátima Rodrigues e Neusa Oliveira (secretárias), Natanael Aurelino do Nascimento e Nelson José de Oliveira (tesoureiros).
- Festa de Santa Terezinha: a celebração de encerramento foi realizada em 1º de outubro de 1989, presidida pelo Diácono Maurício Vieira de Souza.
- Grupo de Jovens da Pastoral da Juventude: começou em 09 de junho de 1990, coordenado por Josicleide.
- Grupo de Perseverança “A.B.C”: começou em janeiro de 1995.
- Irmã Margareth: deixou a comunidade em junho de 1990.
- Pesquisa para junção de comunidades: foi realizada, nos dias 10 de março e 1º de abril de 2000, uma pesquisa de opinião, feita pela Pastoral da Comunicação Social, sobre a possibilidade de união das Comunidades Santa Teresinha do Menino Jesus e São José Operário. A maioria não concordou.
- Ministros: em janeiro de 1993, assume como Ministro extraordinário da Palavra Juvenil Aniceto da Silva; em fevereiro de 1998, é indicado José Carlos Pascoal.
- Moderador e Coordenador de Pastoral: foram eleitos para os cargos Sidnei Maciel Romão e Lucélia Rodrigues, respectivamente.
- Novas Pastorais em 2002: Ministros extraordinários, Saúde, de Jovens, Perseverança, Dízimo, Canto Litúrgico, Liturgia, Mãe Peregrina, Batismo, Catequese Familiar e da Crisma.
- Pastoral do Dízimo: teve início em janeiro de 1990. O coordenador era Milton Santos Barbosa.
- Pastoral do Terço: iniciou-se em maio de 1990. Coordenação: Fátima Moraes Mattos (Pastoral da Saúde) e Lourdes Paula Silva.
- Primeira Diretoria: foi formada por Milton dos Santos Barbosa (coordenador), Antônio Pedro do Nascimento (vice), Dorivaldo Joaquim Ribeiro e Roberto Vida Real (tesoureiros), Aparecida Veloso e Helena Batista Felício (secretárias).
- Visita pastoral: o bispo diocesano, Dom Amaury Castanho, presidiu Missa na comunidade no dia 27 de abril de 2002, durante Visita Pastoral.
Endereço: Rua Francisco Arruda Teixeira, 134 – Jd. Santa Teresinha.
Coordenador de Pastoral: Márcia Regina Sontack dos Reis.