Quinta-feira da XVI Semana do Tempo Comum



Padre José Luiz Nascibem - Paróquia São Benedito

Evangelho: Mt 13,10-17
Naquele tempo: Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: "Por que tu falas ao povo em parábolas?" Jesus respondeu: "Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância;
mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure. Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram. Palavra da Salvação.

Leitura: O que o texto diz?
Os discípulos perguntaram por que Jesus falava em parábolas. Jesus mostra que o entendimento é dado àqueles que desejam entendê-lo, aos que abrem o coração e aos que lhe são íntimos. Aos que se recusam a crer, menos entendimento terão. Cumprindo-se o que o profeta Isaías falava: o coração do povo tornou-se insensível, duros de ouvido e de olhos tapados. Na indiferença, não lhes será possível compreender o que veem e o que ouvem. A dureza de coração os impedem de perscrutar os mistérios de Deus e assim serem curados. E concluiu: quantos justos desejaram ver o que vedes e não viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.

Meditação: O que o texto me diz?
A palavra de Jesus questiona você? Faz você pensar? Instiga você a entender melhor seu significado, seu sentido? Chama-lhe a contemplar e a observar a realidade? Como você tem acolhido os ensinamentos de Jesus? Esse texto te faz abrir os olhos a Palavra de Deus? O que tem endurecido o teu coração? Ou, tem aberto seu coração para ser modelado pelo amor de Deus? Tem motivado as pessoas a ouvir e fazer o mesmo? A Palavra de Deus é eficaz, é verdade que cura e liberta. Mas, se não crer não verá sua eficácia.

Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
O que isso te faz dizer a Deus? Quais as cegueiras espirituais que você gostaria de apresentar ao Senhor? Peça a graça do entendimento e a docilidade ao Espírito Santo. Peça a graça de poder acolher com fé a Palavra de Deus. “Jesus manso e humilde de coração fazei meu coração semelhante ao vosso”. Que teu coração abra espaço para a palavra de Deus curar e transformar tudo que precisa ser transformado.

Contemplação: O que Deus através do texto, faz em mim?
Sedento dessa Palavra coloque-se diante de Deus. Ele fala ao coração daqueles que lhe são íntimos. Abandone-se confiantemente. Contemple sua presença. No silencio o Amor fala mais alto. Ele se revela aqueles que o buscam de coração sincero. Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem.

Ação: O que o texto me faz agir?
Coloque-se diante de Deus, dócil ao seu Espírito Santo. Em sentido de escuta acolha amorosamente sua Palavra. Valorize seus ensinamentos sob pena de perder essa graça. Não endureça o coração, negando-se a crer no seu poder. Permita essa Palavra chegar ao seu coração, lá ela agirá transformando, curando, provocando uma verdadeira conversão.

Fonte: catolicoorante