Sábado da Sexta Semana do Tempo Pascal



Padre José Luiz Nascibem - Paróquia São Benedito

Evangelho - João 16,23-28

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará. Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita. Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas vos falarei abertamente a respeito do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus. Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai".
Palavra da Salvação.

Leitura: O que o texto diz?
Leia o texto compassadamente. Veja Jesus lembrando de que o que pedires ao Pai em seu nome o Pai vos dará para que a alegria seja completa. Esta é uma prece feita por Jesus ao Pai, e, com certeza será atendido: “Se acreditastes e amastes Jesus que veio do Pai, amará também a Deus, Ele vos dará o que for melhor para vós”. Jesus chama a nossa atenção para que roguemos a Deus Pai em seu nome, pois é dele que emana uma força extraordinária, como fonte de vida eterna, para a salvação de todos. Afirma ainda que, o Pai nos dará no tempo oportuno as graças que necessitamos por intermédio de seu Filho Jesus! Jesus saiu do Pai e para lá voltará.

Meditação: O que o texto me diz?
O texto afirma que: o nome de Jesus tem poder! Quando o busco intimamente na oração e na Palavra, Ele me atenderá; preciso buscá-lo diariamente, para assim, poder compreender e assumir meus sentimentos, desejos e aspirações. E ainda, ao rezar, devo buscar o discernimento, para descobrir qual a vontade do Senhor que vem, através dos sinais dos tempos; através de sua Palavra, em minha família, no trabalho, na comunidade! Devo está atenta a voz do Espírito Santo de Deus.

Oração: O que o texto me faz dizer?
Leia mais uma vez o texto e escolha uma frase ou palavra que possa falar ao teu coração. Sinta-se em uma escola, onde o Mestre Jesus está ao teu lado e te ensina a rezar. Fique bastante atenta e entre na intimidade de Jesus! Se ainda não sentes preparado, por está muito inquieto, peça para o Senhor que te ajude, a se concentrar e silenciar; a ouvir sua voz que ressoa na Palavra! Se quiseres, expresse o desejo de querer aprender a amar-lo e amando ame seu próximo! Diga: desejo Senhor, respeitaste, amaste e serviste, com todo meu coração. Necessito meu Deus, crescer no amor e no perdão, para cada dia poder praticá-lo em minha vida e na vida dos meus irmãos. Peço-vos ainda, que perdoes os meus inúmeros pecados, me preserve do todo mal e não me deixe faltar o pão cotidiano, o pão da Eucaristia, o pão do amor, para mim e para todos os meus irmãos necessitados.

Contemplação: O que o texto faz em mim?
Leia mais uma vez o texto e memorize um versículo, uma frase ou uma palavra que lhe chamou atenção, que mais lhe tocou. Relaxe todo seu ser; concentre-se em sua respiração, sinta todo seu ser se acalmando; para encontrar-se com seu amado Jesus! Permita Jesus realizar em sua vida, aquilo que estás necessitando. Escute sua voz carinhosa, invadindo o seu coração. Ele te diz: se pedires ao Pai alguma coisa em meu nome, Ele vos atenderá. Até agora não pediste nada em meu nome, que seja para a vossa alegria, por isso não fostes atendida. Peça em meu nome, para que a vossa alegria seja completa. Se você me ama e crer que o Pai me enviou, tudo o que pedirdes, meu Pai vos darás. Creia! Eu estou contigo

Ação: O que o texto me faz agir?
Consciente da força e do poder que tem o nome de Jesus e sua Palavra, me comprometo, levar seu nome e sua Palavra, para muitos que morrem de fome e sede por não conhecerem a Palavra de Deus! Para isso, me comprometo diariamente: a ler, estudar, meditar, rezar e testemunhar a Palavra, e assim, posso conhecer e dar a conhecer a vontade de meu Deus, que é fonte de vida e salvação para toda humanidade.

Fonte: catolicoorante