Meditação da Sexta-feira da Sexta Semana do Tempo Pascal



Padre José Luiz Nascibem - Paróquia São Benedito

Evangelho - João 16,20-23

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.
Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará”.
Palavra da Salvação.

Leitura: O que o texto diz?
No auge, da vigília da Paixão de Jesus, Jesus profetiza o que vê no coração dos seus amigos: uma profunda tristeza, e muitas lágrimas. Afirma: enquanto o mundo desfruta de uma aparente vitória sobre sua morte, seus amigos estão profundamente angustiados, tudo isso mudará: “Vossa tristeza se transformará em alegria! Como o exemplo de uma mãe, que dá a luz em meio às dores e sofrimentos, ao nascer o filho, tudo se transforma em júbilo, em alegria”. Assim será quando Jesus ressuscitar, o coração se alegrará e ninguém conseguirá tirar a alegria que jorra na vida de todos. Da morte nascerá a vida. Da tristeza brotará a alegria.

Meditação: O que o texto me diz?
Leia mais uma vez o texto e veja: Jesus diz que toda tristeza, todo medo, toda angústia, toda dor e fracasso, serão muitas vezes inevitáveis, mas passarão. Afirma ainda, que estará conosco, para juntos sairmos vitoriosos, pelo poder de sua ressurreição. Ninguém tirará a paz que reinará dentro de você. Creia e medite as palavras de Jesus.

Oração: O que o texto me faz dizer?
Com o coração motivado pela presença de Jesus ressuscitado, sinto-me animada e alegre, para dialogar com o Senhor! Expresso minha gratidão e o meu amor, por Ele ser tão maravilhoso comigo. O Senhor sempre me perdoa e me ama com amor sem medida. Aproveito esse momento para falar tudo que está em meu coração! Sei que estás me ouvindo Senhor! Muitas vezes sinto medo, tristeza e vontade de retroceder, vos peço: vem em meu socorro e em meu auxílio, me ajuda Senhor! Você que é o Senhor da alegria, concede alegria em meu coração! Obrigada meu Deus, por me atenderes no tempo certo!

Contemplação: O que o texto faz em mim?
Tente silenciar todos os ruídos que se encontram ao seu redor e em seu coração. Olhe novamente o texto, escolha uma frase, ou uma palavra, que diz algo para você. Veja Jesus ao seu lado, oferecendo seu amor e dizendo: se estás triste, estás sofrendo, estás doente, ou estás alegre, confie em mim, estou ao seu lado! Sua dor é minha dor, sua tristeza é minha tristeza, sua alegria é minha alegria! Segure em minhas mãos, sinta a força da minha Palavra agindo em você! Derramo minha alegria em seu coração, para que sua alegria seja eterna! Olhe para mim! Eu te amo muito.

Ação: O que o texto me faz agir?
Encorajada e animada pela Palavra, e pela força do Espírito santo, vou sair pelo mundo, e ser fortaleza para meus irmãos fracos e caídos! Ser Alegria para os tristes e desanimados! Ser presença de sua Palavra, testemunhando-a na vida dos esquecidos da sociedade! Comprometo-me assistir os famintos e sedentos de alimentos, materiais e espirituais! Vou levar a Palavra de Deus, para muitos que morrem de fome e sede, por não conhecerem esse grande tesouro que é a Palavra de Deus.

Fonte: catolicoorante