Sem atividades presenciais na pandemia, Cáritas mantém ações sociais e conta com ajuda dos fiéis



Valdir Líbero - PasCom São Benedito

Em tempos de normalidade, a Cáritas Interparoquial de Salto, dentre outras ações sociais, desenvolve o Projeto “Família Cidadã” em seu Núcleo no Jardim Marília. Ele atende 105 crianças/adolescentes e suas famílias residentes no referido bairro e adjacências, oferecendo diversas atividades e oficinas, como Informática, Balé, Violão, Artesanato, Banda, além de um projeto voltado para gestantes e seus bebês.

Atualmente, porém, em obediência às orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS, frente à pandemia de Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas, mas diversas ações continuam sendo realizadas para minimizar os efeitos dessa situação que afeta a todos, em especial as classes mais carentes da sociedade. Dentre elas, destacam-se a arrecadação e distribuição de alimentos e leites (em parceria com a Secretaria de Ação Social e outros doadores); confecção e distribuição de máscaras (algumas recebidas em doação do Rotary Club de Salto); distribuição de marmitex, em parceria com a Escola SESI; distribuição de material pedagógico aos atendidos, para desenvolvimento de atividades durante o isolamento social; orientação pela equipe técnica da Cáritas às famílias atendidas, sobre o cadastro para obtenção do auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal e outros esclarecimentos sobre a situação atual.

Já a equipe de psicólogos e assistente social da Cáritas, observando-se as regras do distanciamento social recomendado e outras precauções, segue atendendo pais de crianças/adolescentes, que os procuram em busca de orientação para enfrentamento desse momento tão crítico em suas vidas.

Ajuda - Por conta desse isolamento social, está fechado também o bazar de roupas usadas e suspensos todos os eventos que a Cáritas costuma realizar para custear seus projetos e auxílios às diversas Pastorais Sociais de Salto. Com isso, a entidade conta com as doações dos fiéis e colaboradores: alimentos, leite, fraldas geriátricas etc. O material pode ser entregue diretamente no Núcleo Marília, à Rua Campinas, 30, no Jardim Marília. Quem preferir colaborar através de depósito ou transferência bancária, pode fazê-lo em nome da Cáritas Interparoquial de Salto (CNPJ 07.816.350/0001-70, Banco do Brasil- 001, Agência 6658-3, Conta Corrente 1980-1).

Duas das diretoras da Cáritas – Celia Regina Mosca Bergantin, segunda tesoureira; e Nora Garcia Perina, primeira secretária – que atenderam à reportagem de O Evangelizador, enviando estas informações, também destacam uma das frases do Papa Francisco, para enfrentar esse momento delicado da vida humana na terra: “Se o mal é contagioso, o bem também é. Deixemo-nos contagiar pelo bem!”

Dentro das possibilidades e tomando todas as precauções recomendadas, a Cáritas segue com suas ações sociais e conta com a colaboração para compensar a queda nas receitas, devido à pandemia

Fotos: Divulgação