Meditação do Evangelho da Quinta-feira da Sexta Semana da Páscoa



Padre José Luiz – Paróquia São Benedito

Evangelho - João 16,16-20

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Jesus disse: “Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai”. Nisso alguns dos seus discípulos perguntavam uns aos outros: “Que é isso que ele nos diz: ‘Ainda um pouco de tempo, e não me vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver?’ E que significa também: ‘Eu vou para o Pai?’” Diziam então: “Que significa este pouco de tempo de que fala? Não sabemos o que ele quer dizer”. Jesus notou que lho queriam perguntar e disse-lhes: “Perguntais uns aos outros acerca do que eu disse: ‘Ainda um pouco de tempo, e não me vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver’. Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria”. Palavra da Salvação.

Leitura: O que o texto diz?
Peça a presença do Espírito Santo. Leia o texto lentamente e vamos fazer uma caminhada para dentro do texto. Os discípulos estão próximos a Jesus, fiquemos também ao seu lado, para entendê-lo. Veja os discípulos, estão muito confusos, estão cheios de dúvidas, não estão entendendo as palavras de Jesus. Jesus olha para eles, procura compreendê-los e conforta-os. Jesus os declara que precisa se ausentar por pouco tempo, (Período da sua Paixão), mas depois retornará. Percebe ainda, que estão tristes em seus corações e procura comunicar a alegria. A alegria é comunicada para eles.

Meditação: O que o texto me diz?
Leia mais uma vez o texto e vamos meditar! A presença de Jesus é essencial para a fé dos discípulos, como também para a nossa. Transporte-se para dentro do texto e escute Jesus te falando: Daqui a pouco não mais me verás! Será o tempo da minha Paixão, mas, logo, logo retornarei, ressuscitarei e irei para junto de meu Pai! Não fiques triste, pois, a vossa tristeza será transformada em muita alegria! Porque estarei contigo!

Oração: O que o texto me faz dizer?
Olhando para Jesus, contemple o Deus da Palavra, sinta-se impulsionada a abrir seu coração para falar, diga: Senhor, tenho muita dificuldade de me expressar, de compreender tuas Palavras, leio-as, escuto-as, mas logo, logo esqueço, sou muito distraída e dispersa; sinto meu coração como uma terra árida, em que a semente é plantada, e logo seca. Por isso vem à tristeza e o desânimo, por não compreender sua mensagem de amor. Necessito de sua ajuda! Vem abrir minha mente e meu coração; vem me animar e me alegrar Senhor! Creio, mas aumenta minha fé! Preciso de ti Senhor! Transforma tudo que é sinal de morte em minha vida!

Contemplação: O que o texto faz em mim?
Chegou o momento de silêncio total, para podermos ouvir a voz do coração, ouvir Deus se comunicando conosco! Experimente Jesus misericordioso, lançando seu olhar compassivo e amoroso sobre você. Podes contar comigo, diz Jesus! Estou ao seu lado para te animar, de dar força e te alegrar! Saboreie essa presença salvadora, transformadora de Jesus. Creia somente! Ele está contigo. O ressuscitado está ao seu lado!

Ação: O que o texto me faz agir?
Muitos irmãos e irmãs estão ao nosso lado, experimentam dores e sofrimentos diversos. Tocada pela Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, desejo dar minha contribuição para com todos; levando meu apoio, meu abraço, meu sorriso, e, ajudando-os em suas necessidades. Pois, somente assim serei feliz e estarei cumprindo minha missão de batizada ou batizado.

Fonte: catolicoorante