Quarta-feira da Sexta Semana do Tempo Pascal



Padre José Luiz Nascibem - Paróquia São Benedito

Evangelho - João 16,12-15

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Assim falou Jesus: “Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará”.
Palavra da Salvação.

Leitura: O que o texto diz?
Vamos ler compassadamente o texto, que apresenta Jesus conversando com os discípulos: afirma que: “tenho muitas coisas para dizer-vos, mas ainda não estão preparados para compreendê-lo. Só compreenderão quando vier o Espírito da verdade, que revelará tudo para todos”. Jesus nos promete um maravilhoso presente, o Espírito da verdade. Ele dará continuidade o processo educativo que Jesus iniciou e nos fará perfeitos. O Senhor nos guiará passo a passo, fazendo-nos progredir, no amor, na justiça e na verdade.

Meditação: O que o texto me diz?
Observo Jesus conversando com seus discípulos: “tenho muitas coisas para vos falar, mas ainda não sois capazes de compreender”. Jesus diz que cumprirá uma promessa ao voltar para o Pai, de sermos conduzidos para a plenitude da verdade, enviará seu substituto, o Espírito da verdade que dará continuidade sua pedagogia e seu conteúdo, uma dupla função guiará nos guiará: “O Espírito receberá o que é meu, para vos anunciar” a verdade.

Oração: O que o texto me faz dizer?
O texto me leva acreditar que Jesus está ao meu lado, falando comigo. Expresse para Jesus o que seu coração deseja: seja para pedir que aumente sua fé; para cantar um hino de louvor por tantas maravilhas que tem realizado; para rezar por alguém, ou para pedir orientação nas decisões de sua vida! Esse é o momento de derramar os sentimento e emoções que se encontram em seu coração. Reze, reze e reze, sem parar! O Senhor está te ouvindo!

Contemplação: O que o texto faz em mim?
Convido você para uma nova experiência. Experimente encontrar-se com Jesus, certamente Ele está ao seu lado! Tente escutá-lo; está sussurrando ao seu ouvido; declara que tem muitas coisas para te falar! Faça somente uma coisa: abra seu coração, se esforce para ouvi-lo. Respire fundo e sinta a brisa suave do seu Espírito invadindo todo seu ser. É o Espírito de Deus, que te faz compreender, a Palavra que salva, que cura, que revigora as forças, que da vida nova! Outrora, não compreendias. Experimente seu amor infinito, sendo derramado sobre sua vida. Jesus quer fazer muito mais em sua vida, permita-o.

Ação: O que o texto me faz agir?
A Palavra de Deus é viva e eficaz, inquieta a todos nós! Leva-nos a anunciar o Cristo ressuscitado, o Deus conosco, em todos os recantos do mundo. Comprometo-me anunciá-lo: em minha família, no meu trabalho, na minha comunidade; enfim, levá-lo aos desassistidos, os doentes, e esquecidos da sociedade. Sinto-me impulsionada a agir, com ousadia, e coragem, levando Jesus e sua Palavra; aos fracos, aos desanimados e aos medrosos; para encorajá-los e oferecer fortaleza e amor, que emana da ressurreição de Cristo.

Fonte: catolicoorante