Sexto Domingo do Tempo Pascal



Padre José Luiz Nascibem - Paróquia São Benedito

Evangelho - João 14,15-21

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós. Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele".
Palavra da Salvação.

Leitura: O que o texto diz?
Neste texto, Jesus oferece aqueles que o amam, novas formas para aprender a confiar: promete-lhes o Espírito da verdade, que revela tudo; esse mesmo Espírito os dará a certeza: Cristo não os abandonará, porque sempre morará no meio deles, juntamente com seu Pai, (Deus). Quem tem o Espírito da verdade é capaz de observar seus mandamentos e faz o que lhe agrada. Jesus sempre fez o que agradava a Deus Pai. O texto também diz que, quem ama Jesus será muito amado por Deus, Ele o amará e se manifestará a todos.

Meditação: O que o texto me diz?
Leia pela segunda vez o texto. Jesus me diz que: quando amo a Deus e meus irmãos, estou guardando os seus preceitos, as suas leis e seus mandamentos. Disse ainda que, intercede por nós, sua Igreja viva! Que foi nos dado um Pai: Deus, o Pai de Jesus Cristo. Esse Pai sempre ouve as nossas preces! Jesus diz que enviará outro defensor, para está sempre conosco, o seu Espírito santificador. Não nos deixará órfão, porque estará em nós e nós estaremos com Ele. O amor de Jesus é tão grande que será manifestado em cada um do nós.

Oração: O que o texto me faz dizer?
Acompanhe no texto, Jesus falando a seus discípulos, falando também a você: “Se me amais, guardareis meus mandamentos.” Experimente esse amor sendo derramado em seu coração. Veja pela fé, Jesus intercedendo por você. Se desejares, agradeça ao Senhor, apresente seu amor por ele, diga que está pronta para fazer sua vontade. Declare seu carinho e sua atenção, pelo Senhor ressuscitado. Tenha certeza, Ele te escuta, porque te ama muito.

Contemplação: O que o texto faz em mim?
Jesus olha para seus amigos e também para você e aconselha: cultivem o amor, só assim cumprirão os mandamentos. Navegue nas palavras de Jesus, experimente Jesus te falando e te banhando com o seu amor. Veja, o quanto Jesus te ama! Pois está do seu lado, olhando para você! Deixe o Espírito Santo realizar em sua vida aquilo que o Pai sempre desejou!

Ação: O que o texto me faz agir?

Qual a ação que o texto me convida a realizar: em meu trabalho, na comunidade, na família, com os excluídos e (as) da sociedade? Como cristã, seguirei os mesmos passos do Mestre Jesus; amando e ensinando a amar, através de gestos e palavras, concretas. Comprometo-me ser sinal do Cristo ressuscitado, principalmente na vida de meus irmãos mais necessitados de perdão, de amor, e de bens materiais e espirituais. Comprometo-me, diariamente, testemunhar o Cristo da fé, em minha família, como fez Jesus histórico.

Fonte: catolicoorante