Ações da Pastoral da Moradia em 2019



A Pastoral da Moradia da Região 08 de Pastoral, que compreende as Paróquias da Estância Turística de Salto, apresenta uma retrospectiva do trabalho pastoral e social executado no ano de 2019. É uma Pastoral Regional porque não está à serviço de uma Paróquia, mas atende às necessidades que surgem em todas as Paróquias. Sua sede atual fica na Rua Atibaia, 203, Jardim Marília, Salto (SP), onde mantém um bazar, que vende roupas, calçados, adornos, guardanapos, móveis e elétricos domésticos doados pela população. Também é feita doação desses materiais àqueles que não possuem meios de compra.

O trabalho da Pastoral da Moradia é feito em parceria com a Associação de Habitação Popular de Salto, entidade jurídica ligada à Diretoria de Habitação da Secretaria de Governo do Município. Os agentes da Pastoral da Moradia e os Conselheiros da Associação de Habitação Popular são voluntários, dedicando um tempo precioso para o funcionamento adequado das necessidades de reformas e moradias para as famílias pobres da cidade.

Eis um resumo: 29 famílias foram atendidas; 17 obras de reforma ou construção foram encerradas; 03 obras foram avaliadas, sem necessidade de doação de materiais ou mão de obra; 09 obras estão em andamento, com previsão de término em 2020, sendo 05 delas iniciadas no final do ano; todas as obras foram avaliadas e vistoriadas por profissionais voluntários.

A Pastoral teve ainda as seguintes atividades: Celebração em Ação de Graças pelo aniversário da Pastoral em maio, na Comunidade Santa Asna e São Joaquim, Paróquia São Benedito; Celebração em memória do Padroeiro da Pastoral, Santo Antonio de Sant’Ana Galvão, no dia 25 de outubro, também na Comunidade Santa Ana e São Joaquim; foram realizadas Feiras do Guardanapo na semana do Dia das Mães e na Semana do Natal; Foram realizadas 07 visitas pastorais, com orações e bênçãos das construções ou casas prontas, pelas agentes da Pastoral e diácono José Carlos Pascoal; realização da Feira do Guardanapo no Rotary Clube Moutonnée. Os guardanapos, toalhas de mesa ou outros são confeccionados por voluntárias que doam à Pastoral para arrecadação de fundos.

Em 2019, a Pastoral da Moradia recebeu três novas agentes voluntárias. Se você quiser conhecer e contribuir para com a Pastoral, faça uma visita em nossas reuniões, que são realizadas bimestrealmente na última segunda-feira de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro, no Centro Comunitário da Paróquia São Benedito.

Nossos agradecimentos aos agentes e voluntários da Pastoral da Moradia de Salto e aos conselheiros da Associação de Habitação Popular de Salto pelo excelente trabalho desenvolvido em 2019. Que em 2020, nosso trabalho continue sendo abençoado. Agradecemos a população saltense pela generosa doação de materiais de construção e pelas compras em nosso Bazar e nas Feiras do Guardanapo realizadas em 2019. Deus abençoe a todos!

Feliz 2020! Bênçãos sobre bênçãos!