OPINIÃO - EVANGELIZADOR DE DEZEMBRO DE 2019

Enfim, ele chegou! Sim, dezembro chegou e vem trazendo consigo um tempo de novas expectativas e, também, incertezas pelo fato de que não sabemos o que virá no amanhã, no futuro. Parodiando a música Aquarela, do compositor e cantor, Toquinho: “...e ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está. E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar, não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar. Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar”.

No entanto, é aqui que amorosamente Deus presenteou a humanidade com a fé e com um presente ainda maior e mais valioso, ou seja, o Menino Jesus. O Menino veio do ventre de uma mulher, sinal de que não há superioridade entre os sexos...tal discriminação e diferença foram os homens, diante de sua insegurança, egoísmo e ambição resolveu manipular a criação do Pai e obviamente, sem sucesso. A gratidão nos faz pessoas ímpares e agraciadas por Deus, até nas tribulações e dores pelos quais passamos para o crescimento de cada um.

Na Paróquia de São Benedito, em novembro, os jovens e adultos participantes da Pastoral Catequética, receberam do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, o Sacramento do Crisma. Tivemos a Assembleia Paroquial da Ação Evangelizadora (conforme Documento 109 da Conferência dos Bispos do Brasil, 2019/2023), conduzida pelo Pároco, Padre Marcílio Gragefe, Padre José Luiz Nascibem, com a colaboração dos Diáconos José Carlos Pascoal e Edison Silva Palagi. Os coordenadores das igrejas, pastorais e demais movimentos paroquiais se fizeram presentes se preparando assim, para a Assembleia Diocesana, em Jundiaí sob a condução do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa.

Agora, para esse mês de dezembro observa-se que a comunidade se encontra na expectativa quanto a celebração do Natal do Senhor, não apenas como forma de rememorar o nascimento do Menino Deus, mas sim, com a certeza de que Cristo veio ao mundo para que a humanidade se aperceba do quanto o Pai nos ama, pois cortamos o cordão umbilical e nos afastamos da vida de felicidade que Deus deu e pretende continuar dando a todos os homens e mulheres indistintamente. O Profeta Isaias dizia: “Em meio à terra desértica preparai o Caminho para o Senhor; na estepe, aplainai uma vereda para o nosso Deus!” (Is, 40,3) “E, assim o povo que caminhava nas trevas, viu uma grande luz...”, (Is. 9, 1-7) essa grande luz surgiu naquela noite feliz, eis que no ar, vem cantar aos pastores, os anjos do céu, anunciando a chegada de Deus, de Jesus Salvador.

Como cristãos, sejamos ousados, com garra e discernimento apoderemo-nos de mais essa graça que o Pai nos entrega. Sejamos gratos, humildes, solidários e portadores, como o anjo Gabriel o foi, da chegada do Cristo que transformou as pessoas e os lugares pelos quais passou, no entanto, sem julgamentos, preconceitos, exclusão e discriminação.

“Um santo Natal a todos e um novo ano na plenitude da graça do Pai, com sabedoria e protagonismo cristão” São Benedito, vem nos ensinar os caminhos do Senhor. Mãe Aparecida, acolhe em seus braços a nação brasileira!

Cidinha Dalla Vecchia – PasCom São Benedito