EDITORIAL DE FEVEREIRO DE 2019

Estamos em fevereiro e no decorrer desse início de ano já estamos protagonizando e experimentando muitas coisas. Quando um novo ano ou uma nova etapa se inicia é próprio do ser humano traçar metas, criar expectativas. Quem sabe um emprego para quem se encontra desempregado, uma promoção no campo profissional, o início do estudo em nível superior ou até para alguns chega o momento de contrair matrimônio e assim constituir uma nova família.

No decorrer do mês anterior liturgicamente celebramos a Epifania e o Batismo do Senhor e, já no início de fevereiro, celebramos a Apresentação do Senhor, que mais uma vez, se faz próximo da humanidade. Em fevereiro, no campo civil o cotidiano segue seu caminho, retorno as aulas, para muitos o retorno ao trabalho após um período de férias, para outros o retorno para casa após um tempo de viagem e assim a vida segue. Fomos surpreendidos pelo triste acontecimento em Brumadinho, MG, levando a todos, cristãos ou não, a refletir sobre a importância de se dar valor a vida e à natureza. Novamente surgiu o embate: a vida ou o capital?

A nação brasileira se encontra em clima de expectativa, quanto ao impacto que a Reforma de Previdência causará na vida da população. Temos um cenário complexo. A Reforma recai sempre sobre aqueles que possuem menos recursos financeiros, quando na realidade a má administração dos recursos da Previdência é que tem causado tal desequilíbrio. Perdoa-se o débito dos poderosos, das instituições financeiras e, castiga a população. Não tem como se iludir com os congressistas, que embora sejam eleitos pelo povo (que continua distraído...), trabalha em prol dos grandes empreendedores das mais diversificadas áreas.

No período de 22 a 25 de janeiro, o Papa Francisco esteve no Panamá, na XXII Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A Paróquia São Benedito esteve representada pelos jovens do COMIJU e do Caminho Neocatecumenal. Neste ano o tema da jornada foi: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38), (texto nessa edição).

Na Paróquia de São Benedito, os padres Marcílio e José Luiz, os diáconos Antônio, José Carlos e Edison, com os respectivos agentes das comunidades, bem como das pastorais seguem na lida, cuja missão fundamental é levar ao reino do Pai e entregar Jesus Cristo a todos indistintamente. São Benedito, nosso padroeiro, intercedei por nós!

PasCom São Benedito